Novos tempos, novos desafios

Evidentemente, aquele que não põe para si objetivos não corre o risco de deixar de cumpri-los, mas também não terá sucesso.
Nosso sucesso significa excelência com o cliente, e só é possível chegar a ele antecipando-nos às mudanças de cenário dos próximos anos, que afetam os resultados de nossos clientes e a nós como empresa.

Não vamos, pois, conformar-nos com nos mantermos parados no tempo, por mais satisfatórias que sejam as cifras atuais. Que, no ano de 2016, foram com rendimentos por honorários globais de € 33,8 milhões, 12,5% a mais que os do exercício anterior, considerando as diferenças de câmbio. Sem considerar as diferenças de câmbio, particularmente no México e na Argentina, o crescimento da companhia teria sido de 20,8%.

Contudo, devemos estabelecer para nós um término e pôr os meios para seguir a direção que estabelecemos, sabedores de que nosso futuro é agora.

Por isso, durante este ano trabalhamos no Plano Estratégico para 2017-2019, que identifica os desafios que enfrentaremos como empresa durante os próximos anos, transformando-os em futuros programas de atuação concretos.

E não gostamos de desafios pequenos: reconhecemos até 19 desafios e 27 programas de atuação, em que a transformação digital, a expansão geográfica e a manutenção de nossa liderança como consultoria de comunicação e relações públicas parecem marcar a linha de chegada.

E, se essas ações marcam o que está por vir, são outras as que tornam possível que, neste presente, exista um futuro de todos e para todos, como o nascimento no mês de junho da Fundação LLORENTE & CUENCA para contribuir para a melhoria do nosso mundo com o conhecimento e experiência em comunicação da empresa.

Estamos orgulhosos de ter consolidado à altura dos novos tempos o compromisso social inevitável que a companhia vinha mantendo havia anos com os mercados em que atua, dando por meio da fundação o melhor que temos: nosso saber e conhecimento do mundo da comunicação e fomentando o voluntariado em nossos empregados, de maneira que ampliemos o alcance de nosso esforço e convertamos o compromisso em uma aposta integral de toda a organização.

Além disso, em 2016 começamos a atuar em Nova York e em Havana. Desde a abertura da primeira operação na América Latina, em 1998 no Peru, a expansão de nosso negócio pela América Latina foi uma das apostas-chave no crescimento da companhia, consolidado este ano com o início de operações em Cuba.

Uma expansão arredondada com o acordo com a consultoria de comunicação costa-riquenha CLC Comunicación, pelo que se torna nossa afiliada exclusiva para a América Central. Em conjunto, os mercados latino-americanos são responsáveis por 65% do faturamento global.

Seguindo essas linhas, damos as boas-vindas ao nosso novo sócio, Luis Miguel Peña, que desde 2002 desenvolve sua carreira na empresa e este ano assumiu, além disso, um novo desafio pessoal e profissional: dirigir a operação do Peru.

Para dar resposta ao desenvolvimento geográfico e ao crescimento do número de profissionais da empresa, criamos a Direção-Geral de Talento, Organização e Inovação, um novo órgão liderado por nosso sócio Adolfo Corujo, que até este momento era codiretor-geral de Espanha e Portugal.

Não obstante, o espaço de honra será sempre para os nossos clientes, para os quais este ano conseguimos continuar a desenvolver novas ideias e soluções de negócio, como a área de especialidade Contexto Econômico, dirigida pelo economista e ex-ministro Jordi Sevilla, para ajudar nossos clientes a entender melhor o que acontece em seu entorno econômico. Destacam-se igualmente os programas de Escuta Ativa Parlamentar e CIVES ou o desenvolvimento de webséries, entre outras soluções pormenorizadas em outras seções deste informe.

Ideias e soluções de clientes que, integradas numa adequada estratégia de comunicação para cada um deles, nos valeram o reconhecimento de instituições nacionais e internacionais. Fomos prestigiados em 2016 com 77 prêmios, somando um total de 249 premiações já recebidas.

E eles são também nossos melhores embaixadores digitais em redes sociais, onde nossa presença como companhia continua crescendo. De fato, tornamo-nos em 2016 a primeira consultoria espanhola no LinkedIn por número de seguidores profissionais. Além disso, entramos com tudo no Instagram. Enquanto isso, é nosso dever continuar a desenvolver os perfis profissionais digitais de nossos funcionários, com iniciativas que se estão consolidando como a Twitter Week.

Por último, 2016 foi um ano de aniversário para Desenvolvendo Ideias, nosso Centro de Liderança pelo Conhecimento, que fez cinco anos de trabalho bem-feito, que o transformaram em ponto de referência para pensadores e pessoas de influência de Espanha, Portugal e América Latina.

Fechamos com tudo um ano, 2016, no qual afiançamos nossa liderança como consultoria de gestão de reputação, comunicação e assuntos públicos em Espanha, Portugal e América Latina, e no qual começamos a trabalhar para que nossa fórmula de empreendimento, internacionalização e inovação continue a ser renovada para os novos cenários, o segredo do nosso êxito amanhã.

Os sócios da LLORENTE & CUENCA